Isso é afirmado pelo advogado de pesquisa do Google, John Mueller, durante o hangout do horário de expediente da Central de pesquisa do Google, gravado em 10 de dezembro de 2021.
Um SEO chamado Aakash Singh ligou para a transmissão ao vivo para perguntar a Mueller como ele pode minimizar o impacto nas classificações de pesquisa enquanto o site de seu cliente está fora do ar por mais de uma semana.
Infelizmente para Singh e seu cliente, não é possível tirar um site do ar por uma semana sem qualquer impacto negativo em seu SEO e nas classificações de pesquisa.
Se as páginas de um site se tornarem inacessíveis, levará apenas alguns dias até que comecem a ser desindexadas, diz Mueller.
Mueller continua sugerindo um método alternativo para lidar com o tempo de inatividade planejado, mas ainda não garante que nenhum dano será feito no curto prazo.
Eu não acho que você será capaz de fazer isso por enquanto, independentemente de tudo o que você configurar.
Para uma interrupção de talvez um dia ou mais, usar um código de resultado 503 é uma ótima maneira de nos dizer que devemos verificar novamente.
Mas depois de alguns dias, achamos que este é um código de resultado permanente e achamos que suas páginas simplesmente sumiram e vamos retirá-las do índice.
E quando as páginas voltarem, vamos rastreá-las novamente e tentar indexá-las novamente.
Mas é essencialmente durante esse tempo que provavelmente removeremos muitas páginas do site de nosso índice, e há uma boa chance de que ele volte de forma semelhante, mas nem sempre é garantido.
Uma lição importante aqui é que o impacto do tempo de inatividade prolongado durará mais do que a duração da interrupção.
Suas páginas não voltarão imediatamente e, quando isso acontecer, haverá fortes flutuações nas classificações de pesquisa antes que as coisas se acalmem.
Portanto, sempre que houver uma interrupção mais longa, em que estou pensando mais do que alguns dias, presumo que pelo menos temporariamente você terá flutuações muito fortes e levará um pouco de tempo para voltar.
Não é impossível porque essas coisas acontecem às vezes. Mas se houver algo que você possa fazer para evitar esse tipo de interrupção, eu tentaria fazer isso.
O que um site deve fazer durante uma interrupção prolongada?
Uma maneira de lidar com isso, diz Mueller, é configurar uma versão estática do site para a qual os usuários possam ser direcionados enquanto o site principal estiver fora do ar.
Se possível, no entanto, a melhor coisa a fazer é garantir que a interrupção dure menos de um dia.
“… Isso pode ser algo como configurar uma versão estática do site em algum lugar e apenas mostrar isso aos usuários por enquanto.
Mas, especialmente se você estiver fazendo isso de forma planejada, eu tentaria encontrar maneiras de reduzir a interrupção para menos de um dia, se possível. ”
Fonte: Search Engine Journal.