Neste artigo, responderemos à pergunta “quantos backlinks um site deve ter?”
E, mais especificamente, quantos backlinks você precisa classificar para cada página ser ranqueada no mecanismo de busca do Google.
Ao final desta postagem, você saberá tudo sobre a quantidade certa de links que seu site precisa e como obter melhores resultados de classificação com menos backlinks do que você esperava.
Quantos backlinks um site deve ter?
Um site deve ter de 40 a 50 backlinks para a página inicial e de 0 a 100 backlinks para cada página individual para ser competitivo em SEO.
No entanto, as pontuações do PageRank desses backlinks são importantes porque quanto maior o seu valor, menos links são necessários para impulsionar a classificação geral.
Seu objetivo para competitividade de palavras-chave a longo prazo e classificações mais altas deve ser adquirir os backlinks de PageRank mais altos que você puder.
A qualidade é sempre melhor do que a quantidade quando se trata de construir backlinks.
Portanto, é melhor obter um único backlink PR9 alto do que dez backlinks PR1.
Fatores que afetam o número de backlinks que seu site precisa
Autoridade de Domínio
Autoridade de Domínio (DA) é uma métrica de SEO desenvolvida pela Moz que mede a força geral de um domínio. Domain Rating (DR) é a versão Ahrefs do DA que mostra o poder do perfil de backlink de um site.
E o Authority Score (AS) é a adaptação do DA da Semrush para medir a qualidade geral e o desempenho de SEO de um site.
DA, DR e AS são todos avaliados em uma escala de 100 pontos, com os números mais altos indicando um domínio mais forte com probabilidade de obter melhores resultados nas SERPs.
Com todas as coisas iguais em relação à qualidade do conteúdo, correspondência com a intenção de pesquisa do usuário, SEO na página e SEO técnico, um site com autoridade de domínio mais alta deve ter uma classificação mais elevada no Google para uma palavra-chave alvo. Mas nem sempre é esse o caso, como você descobrirá na próxima seção sobre Dificuldade de palavras-chave.
A razão pela qual isso normalmente aconteceria é porque o algoritmo do Google leva em consideração fatores de SEO fora da página, como backlinks, para determinar onde um site deve ser classificado no índice.
Um site com mais sites de alta qualidade vinculados aumentará a autoridade do domínio do site de destino. O que faz com que pareça mais valioso para os usuários da Internet e, portanto, o algoritmo de classificação.
Dificuldade de palavras-chave
A dificuldade de palavras-chave é outra métrica que as ferramentas de SEO usam para estimar o quão difícil pode ser classificar uma página da web para uma palavra-chave alvo.
E assim como a autoridade de domínio, é baseada em uma escala de 100 pontos, com os números mais altos indicando uma concorrência mais acirrada.
Existem quatro fatores que influenciam a pontuação de dificuldade das palavras-chave, incluindo:
1 – Autoridade de Domínio: A força do domínio geral.
2 – Autoridade da página: a força da página da web individual.
3 – Fluxo de citação: o número total de backlinks para uma página da web individual.
4 – Fluxo de confiança: a qualidade dos backlinks para a página da web individual.
Como você pode ver, a autoridade do domínio é apenas um elemento para estimar o quão difícil pode ser para você classificar uma página da web nas SERPs para uma frase de palavra-chave.
Métricas como fluxo de citações e fluxo de confiança também são importantes porque não é apenas a quantidade de backlinks que é importante, mas também a qualidade desses links recebidos.
Um site com uma pontuação DA mais baixa pode superar um site com uma pontuação DA mais alta porque possui backlinks de melhor qualidade para a página da web individual.
Além disso, há outra coisa que essas métricas de SEO não levam em consideração ao julgar um URL: a qualidade do SEO na página.
Para algumas palavras-chave, o SEO na página pode superar o número de backlinks de uma página da web porque fornece ao algoritmo do Google os sinais corretos necessários para classificar o conteúdo para um conjunto de palavras-chave.
SEO fora da página, como backlinks, nem sempre são o fator de classificação de SEO mais poderoso, especialmente quando o SEO na página está bem otimizado na página.
Vinculação interna
Outro fator que impacta quantos backlinks cada página deve ter é o número de links internos que uma página recebe.
Existem muitos estudos de caso de SEO que comprovaram o efeito dos links internos no aumento da classificação de uma página da web nas SERPs.
E alguns testes de SEO indicam que 3 links internos são iguais a 1 backlink externo, em média.
O Google ainda relata que quanto mais links internos uma página tiver, mais importante será para o usuário informar ao rastreador do mecanismo de pesquisa.
E por isso, a página deve ter maior visibilidade nas SERPs.
Portanto, você deve criar links internos para as páginas que deseja ter uma classificação elevada em seus SEPRs usando texto âncora rico em palavras-chave.
Além disso, você deseja criar links de outros conteúdos relevantes do site e não apenas aleatoriamente, porque o texto da anotação em torno do link interno também pode ser considerado pelo algoritmo de indexação do Google.
Conseguindo mais para o seu site com menos backlinks
A verdade é que é difícil adquirir mais backlinks para o seu site e páginas da web individuais.
E o Google desencoraja ativamente essa prática porque deseja que ocorram apenas backlinks naturais e orgânicos na Internet.
E como você aprendeu acima, nem sempre você precisa de muitos backlinks para classificar uma página nas 10 primeiras posições do Google.
Para ajudá-lo a obter melhores resultados de classificação com menos backlinks, aqui estão algumas práticas recomendadas de SEO que você pode seguir:
Escolha pelo menos 3 a 5 palavras-chave para otimizar a página e escolha termos com baixos índices de dificuldade de palavras-chave.
Faça o melhor SEO possível na página, colocando suas palavras-chave nos locais HTML certos para o Google rastrear.
Certifique-se de que seu conteúdo atenda à intenção de pesquisa do usuário.
Procure nos sites mais bem classificados do Google sua frase de palavra-chave principal para entender que tipo de conteúdo está sendo recompensado para que você possa criar algo semelhante.
Depois de publicar o artigo, crie pelo menos 5 links internos contextuais para a página com texto âncora rico em palavras-chave.
Crie um link para a página da web em sua página inicial, se puder.
A página inicial normalmente passa o valor mais interno do PageRank.
Trabalhe na construção de backlinks de alta qualidade para a página inicial para aumentar a autoridade geral do domínio, em vez de páginas individuais.
Depois de fazer tudo o que puder para maximizar a força dos fatores de SEO que você pode controlar em seu site, então, e somente então, você deverá procurar obter mais backlinks para uma página da web individual.
Você pode descobrir que precisa de menos backlinks do que imaginava para classificar suas palavras-chave depois de otimizar a página da web e os sinais internos de SEO corretamente.