9 elementos para o topo do seu site

9 elementos para o topo do seu site

O topo do site é uma das partes mais importantes do site, pois é a primeira parte do site a ser vista pelo seu visitante.

Por isto este artigo pretende dar dicas do que você pode colocar no topo do seu site, segue as sugestões:

1 – Logotipo

É algo obrigatório para todo o site, por padrão ele deve fica à esquerda, pode até ficar no centro, mas nunca na direita, já que lemos da esquerda para a direita e não o contrário.

O logotipo deve simbolizar sua marca ou sua empresa, deve ser algo que se visto pela primeira vez, deve ser interpretado corretamente pelo visitante em até 2 segundos, ou seja, se você for dentista, não adianta ter um logo com uma foto de um carro, o ideal é ser de um dente ou algo relacionado.

2 – Menu

Também algo obrigatório, pois é por ele que o visitante consegue acessar as principais páginas do seu site, o padrão é sempre colocar a página Início na extrema esquerda e página Contato na estrema direita, mudar isto pode causar desconforto ao seu visitante. Se seu site tiver sub-menus, não exagere na quantidade de links, se tiver muitos links, crie uma página somente para estes links, se possível coloque uma foto ilustrativa acima de cada link, como se fosse um catálogo para o visitante conseguir visualizar melhor.

O menu pode ficar ao lado ou abaixo do logotipo. Existem os menus verticais que ficam na lateral do site, não recomendo muito, somente se não tiver espaço no menu horizontal.

3 – Telefone e WhatsApp

Este item é opcional mas é importante se você pode atender o telefone em horário comercial. Colocar o DDD é fundamental, já que seu site é acessado por todo o Brasil. Um opcional no caso de celular é colocar o nome da operadora na frente do número. Coloque no máximo 3 telefones para o topo não ficar poluído.

4 – Tempo de Mercado

Se o visitante sabe que você já está 5, 10 ou 15 anos no mercado, a tendência é que ele confie mais em sua empresa ou instituição. Por isto, se você tem mais de 5 anos, sugiro colocar textos no centro do topo, como: Desde 1995 no mercado, ou Há 5 anos no mercado.

5 – Campo de Busca

Se seu site tem mais de 5 páginas é ideal ter um campo de busca para que seu visitante consiga achar as informações rapidamente.

6 – E-mail

Colocar um endereço de e-mail é fundamental, muitas vezes entro em sites de empresas medianas que não tem um e-mail visível com medo de cair em alguma lista de SPAM, acabam assim perdendo valiosas vendas por causa disto.

7 – Horário de Atendimento.

Como em nosso site, um simples texto como “Das 9 às 18 horas” já é suficiente para indicar o horário de funcionamento.

8 – CNPJ

Colocar o CNPJ garante ao visitante que ele está lidando com uma empresa ou instituição séria, isto aumenta em muita a sua credibilidade.

9 – Atendimento Online

Um ícone de atendimento online ajuda a dar ainda mais credibilidade ao seu site, claro, você precisa atender seus clientes no horário comercial, porque se não, você irá passar uma péssima imagem.